ROCK IN RIO: Relembre momentos marcantes do evento
03/10/2019 14:49 em Música

Aproveitando o clima de começo de festival, hoje iremos relembrar um pouco sobre o ínicio de um dos eventos mais populares no mundo. O festival de músicas Rock In Rio foi idealizado pelo empresário Roberto Medina e teve sua primeira edição em 1985.Desde então, tornou-se referência mundial e teve a sua edição fora de terras brasilienses em 2004, o primeiro show estrangeiro aconteceu na cidade de Lisboa. Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve um total de 20 edições, oito no Brasil, oito em Portugal, três na Espanha e uma nos Estados Unidos.

 

A primeira edição do Rock In Rio foi feita no Rio Centro. Com 5 mil metros quadrados de área, além de 2 imensos fast-foods, 2 shoppings centers com 50 lojas, 2 centros de atendimento médico e uma grande infraestrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas. Essa cidade do rock infelizmente, foi demolida por ordem do governador da época, Leonel Brizola. Entre 16 e 28 de janeiro de 1991, o festival voltou e dessa vez, foi realizado no Maracanã e recebeu mais de 700 mil pessoas em 9 dias.

 

A terceira edição do evento aconteceu em 2001. Os organizadores construíram uma nova Cidade do Rock, no mesmo local que foi a primeira, com a capacidade de mais de 250 mil pessoas por dia e outros palcos paralelos ao principal.

 

Em 2011, o evento voltou para ficar. Desde essa edição, o festival está acontecendo de 2 em 2 anos e teve um novo local: o Parque Olímpico que foi mantido até 2015. Já em 2017, o grande evento passou a ser realizado no Parque Olímpico – com proporções ainda maiores e continua até hoje. O hino do festival é de autoria do compositor Nelson Wellington e do maestro Eduardo Souto Neto e foi gravado originalmente pelo grupo Roupa Nova. A história do festival está contada no livro da Editora Globo "Rock in Rio - A História do Maior Festival de Música do Mundo", lançado pelo jornalista Luiz Felipe Carneiro em 2011.

 

Agora que já sabemos um pouco mais sobre a história da grandiosidade que é até hoje o Rock In Rio, separamos aqui alguns shows que marcaram a memória de quem assistiu e até de nós, que hoje em dia podemos apenas ver pelo Youtube!

 

QUEEN, 1985

Em mil novecentos e oitenta e cinco rolou o primeiro Rock in Rio e o show que mais marcou o festival com certeza foi da banda Queen. A banda encantou a noite com a performance de “Love of my Life” com o mar de gente cantando com o famoso Freddie Mercury. A recepção do público brasileiro foi tão boa que até hoje a banda lembra e diz que foi uma das melhores apresentações da banda.

Vale lembrar que voltaram trinta anos depois, em dois mil e quinze com Adam Lambert para uma homenagem para o Freddie Mercury.

JAMES TAYLOR, 1985

No show de mil novecentos e oitenta e cinco, o cantor James Taylor tinha passado por um divórcio e para ele foi um marco decisivo em sua vida, pois já não lançava um álbum havia quatro anos. Ao visitar o Rio de Janeiro e ver a alegria do público brasileiro, resolveu engatar a sua carreira novamente. No mesmo ano o cantor lançou seu novo álbum, com uma música dedicada ao momento: “Only a Dream in Rio”.

BARÃO VERMELHO, 1985

Mais uma banda que subiu no palco no ano de mil novecentos e oitenta e cinco, mas dessa vez correndo o risco de serem vaiados já que a banda Kid Abelha já tinha sofrido isso na apresentação anterior. Mas aconteceu completamente o contrário, e para completar, Cazuza aproveitou a oportunidade para cantar “Pro Dia Nascer Feliz” para comentar a eleição de Tancredo Neves, que aconteceu no mesmo dia do Rock in Rio daquele ano. Cazuza disse “Que o dia nasça feliz para todo mundo amanhã; Em um Brasil novo, uma rapaziada esperta”.

GUNS N’ ROSES, 1991

Em mil novecentos e noventa e um, a banda Guns n’ Roses veio para o Brasil e trouxe a estreia do tecladista Dizzy Reed e do baterista Matt Sorum. O show marcou tanto a vida da banda que na autobiografia do guitarrista Slash, ele escreveu que nunca viu um público tão enlouquecido pelo Guns n’ Roses.

CAPITAL INICIAL, 2011

O principal destaque nacional de dois mil e onze foi a banda Capital Inicial, a apresentação encantou o público assim como o vocalista Dinho Ouro Preto, aquele que sabe quem une todas as tribos. Dinho interrompeu o show para ajudar fãs que passavam mal, ainda jogou garrafas de água para a multidão. Todo mundo se lembra principalmente da apresentação da música “Que país é esse” criticando José Sarney.

STEVIE WONDER, 2011

Não é rock, mas um dos maiores destaques do Rock in Rio de dois mil e onze veio em estilo de soul. O talentoso Stevie Wonder foi ovacionado assim que subiu ao palco, fazendo um show de quase duas horas, sabemos que isso não é para qualquer artista.

BEYONCÉ, 2013

 

A musa do pop Beyoncé veio no Rock in Rio de dois mil e treze e foi muito elogiada por suas performances cheia de coreografias e troca de figurinos. Abriu seu show com “Run the World”, mas o auge do show foi o encerramento, que Bey dançou um funk brasileiro levando o público ao delírio.

 

 

E ai, você assistiu algum desses shows? Deixe a gente saber aqui nos comentários!

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!